terça-feira, 13 de março de 2012

O Padre (e o rabino ) de Heliópolis!!!

Ha um mês atrás fui convidado para participar de um programa em Israel, junto com três padres brasileiros. O programa tinha como intuito incrementar o diálogo judaico-cristão, visando uma cultura de Paz.
A primeira e única reunião antes da nossa viagem fora marcada para acontecer num apartamento localizado no bairro dos Jardins, mas devido a outros compromissos acabei chegando quando os padres já estavam saindo do prédio. Inconformado, propus uma segunda reunião, que teria que acontecer naquele mesmo momento. Na falta de um lugar mais adequado, propus o.... Boteco da esquina!
Depois da resposta positiva e de alguns segundos de "estudo do adversário", vieram horas de bate papo, trocas de experiências e piadas recheadas com uns pingado e uns "pãozinho com manteiga".
Em poucos minutos o diálogo virou conversa que virou bate papo, que virou amizade!
(A cerveja foi só pra foto!)
                            

Num certo momento perguntei a cada um onde morava, ao que o Padre Pedro, (o da camisa preta), respondeu:
-Eu moro no Ipiranga, mas quando voltar de Israel vou me mudar para Heliópolis!
-Você conhece Heliópolis Ventura? - Perguntou me o padre, certo de que ouviria uma resposta negativa!
-Eu que te pergunto padre - Respondi sorridente.
-Ainda não conheço, mas quando voltar eu...
-Não se preocupe, meu amigo - respondi interrompendo sua fala- quando a gente voltar eu vou te apresentar a moçada de Helipa... Vou te levar pras quebradas!
Neste momento os três padres se entreolharam e me olharam espantados:
-"Será que é verdade?" Pensaram eles.
-Depois de explicar-lhes que minha esposa Jacqueline participa como atriz do Cine Favela de Heliópolis e que realmente somos da turma, ou seja, somos 100% Heliópolis, os três amigos caíram na gargalhada dizendo:
-"Ter uma conversa como estas com um rabino num bar já foi demais, mas ouvir que ele vai apresentar a galera de Heliópolis para o Padre já é muita quebra de paradigmas pra nossa cabeça!"

Alguns dias depois em Israel....

Parecia tudo esquecido: A reunião no boteco e a história de Heliópolis tinham ficado pra trás!

Era tudo brincadeirinha não era?



NÃÃÃÃÃÃÃÃO!!!!!!!!! ERA TUDO VERDAAAADE E OLHA PARA ONDE EU LEVEI O PADRE PEDRO ALGUNS DIAS DEPOIS DE NOS DESPEDIRMOS EM JERUSALEM:

                         

FAZER UM LEHAIM, (TIM-TIM), NO CINE FAVELA, SITUADO NO CORAÇÃO DE HELIPA!!!

                                               

Diálogo inter religioso, inter social e inter Tudo!
Enfim.... Diálogo!
DEIXA O PRECONCEITO PRA LA E VENHA PARTICIPAR!

JUDAÍSMO É ATITUDE!
MORE VENTURA!


3 comentários:

Unknown disse...

Shalom Caro Ventura, Meu nome é Francisco, sou um Bnei Noah, ou como dizem Noahide, acebei de ler sua postagem "O Padre (e o rabino ) de Heliópolis!!!" achei muito interessante sua postura como judeu praticante. Deixe-me tentar explicar; Quando eu frequentava Igreja Cristã, tinha um preconceito enorme contra Católicos, "Apesar de ter nascido e crescido em uma Igreja Católica" em 2007 conheci o Judaísmo Ortodoxo, estudei com o Alberto Bentzion uma professor maravilhoso "como Bnei Noah é claro", O conhecimento do judaísmo foi maravilhoso, mudou completamente minha visão de cristianismo, que eu tinha na minha cabeça,mais cresceu meu preconceito contra todos, protestantes e católicos, passei a ter raiva de todos os idólatras. Mais Bendito Seja D'us, aos poucos fui entendendo que as pessoas tem todo o direito de escolher sua opção religiosa e isso não faz delas minhas inimigas, muito pelo contrario, podemos sim conviver juntos em sociedade mesmo que nossas opções religiosas não tenham a mesma visão filosófica ou seja lá qual for. Resumido, te admiro muito pela sua coragem, tenho lido seus comentários, assistido seus videos, isso tem me ajudado muito, a ser tolerante com meu próximo, com meus vasinhos, com meus amigos, sejam eles, Católicos, cristãos ou outra opção religiosa. muito obrigado

Arlindo Reis disse...

Shalom, Rabino
Apesar de não ter sido criado no judaismo, andei muito triste por conta de atitudes e fala de um certo rabino. Sei que todos nos temos falhas, e vc certamente não é excessão, porem tens demonstrado que ainda existem judeus de verdade no mundo, isso significa que D'us ainda olha por todos nós na terra, o que me deixa muito feliz. Muitíssimo obrigado.

Arlindo Reis disse...

Shalom, Rabino
Apesar de não ter sido criado no judaismo, andei muito triste por conta de atitudes e fala de um certo rabino. Sei que todos nos temos falhas, e vc certamente não é excessão, porem tens demonstrado que ainda existem judeus de verdade no mundo, isso significa que D'us ainda olha por todos nós na terra, o que me deixa muito feliz. Muitíssimo obrigado.